domingo, 24 de julho de 2011

angiospermas



HISTOLOGIA E ANATOMIA DAS ANGIOSPERMAS
As plantas em desenvolvimento. Vários fatores concorrem para a germinação, dentre eles a entrada de água na semente por um processo físico denominado embebição. Isso promove o aumento de volume da semente e o rompimento de seu tegumento. O embrião cresce , e a primeira parte do seu corpo que emerge é a radicula(raiz embrionária) que dará origem á raiz primária. A seguir emerge o caulículo (caule embrionário) e as folhas embrionárias.
No milho e em outras monocotiledôneas o ápice do caulículo é protegido por uma bainha celular denominada coleóptico. No feijão e em outras dicotiledôneas não há coleópticos.
Na medida em que a planta vai se desenvolvendo, ela começa a consumir as reservas contidas na semente, ao mesmo tempo em que novas folhas vão surgindo e começam a realizar a fotossíntese.
A planta jovem com suas raizes absorvendo água e sais minerais do solo e com suas folhas verdes sintetizando alimento, apresenta todos os tecidos e órgãos necessários para a sua sobrevivencia e crescimento..
A PLANTA EM DESENVOLVIMENTO
O  crescimento em comprimento da planta depende em parte da atividade dos meristemas apicais. Neles ascélulas são pequenas, não-especializadas e com paredes delgadas. A atividade mitótica é intensa propriciando aumento do número de células.
A zona meristemática na extremidade das raízes é protegida pela coifa, estrutura com aspécto de capuz e formado por células vivas. A seguir existe a zona lisa ou de alongamento,onde as células formadas na zona meristemática passam por um processo de alongamento, principal responsável pelo crescimento em comprimento da raiz.
Zona pilífera- onde estão os pelos absorventes, correspondendo a zona da raiz na qual ocorre a absorção de água e de nutrientes do meio.A partir do início da zona pilífera não se verifica mais o aumento de comprimento da raiz e observa-se a zona de ramificação onde surgem as raizes laterais.
No caule não há coifa e o meristema apical, chamado de gema apical, é muitas vezes protegido por folhas modificadas. No caule existe também as gemas laterais ou axilares que originam os ramos.
A região do caule de onde partem as folhas e as gemas axilares é denominada nó.Nós sucessivos são formados inicialmente muito próximos entre si, é o entrenó.
É devido ao alongamento das células dos entrenós que ocorre o crescimento em comprimento do caule chamado crescimento primário.Esse crescimento ocorre apenas nas porções apicais do caule.

Nenhum comentário:

Postar um comentário