terça-feira, 17 de agosto de 2010

CAROS ALUNOS
Este espaço foi criado para nossa comunicação fora da sala de aula. Aqui colocaremos nossas dúvidas e participação de tudo que pensamos sobre o nosso dia-a-dia em biologia. Aproveitam bastante. vamos nos comunicar.
PROFESSORA REGINALVA-BIOLOGIA.

5 comentários:

  1. Êê professora, olha a tecnologia a favor de todo mundo!
    Comunicação!
    Sinara F.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. o corpo das esponjas
    As esponjas são animais sedentários e coloniais diploblásticos,acelomados, com simetria radiada. Não apresentam tecidos verdadeiros nem sistemas de órgãos.As principais células que revestem o corpo das esponjas são:
    Pinacócitos (células achatadas que formam camada dermal).
    Coanócitos (células flageladas que revestem a cavidade atrial e constituem a camada gastral).
    Porócitos (células tubulosas que constituem os numerosos poros que ligam o átrio ao meio externo).
    Amebócitos (células presentes no messênquima, realizando diversas funções, tais como secretar espículas minerais, receber e digerir o alimento, e por fim, formar elementos reprodutivos como gêmulas, espermatozóides e óvulos).
    Emília Caroline de jesus soares
    2m1

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. o corpo das esponjas
    As principais celulas que cobrem o corpo das espojas:

    Pinacócitos, que são as células da epiderme exterior - são finas e estreitamente ligadas.

    Coanócitos, também chamadas "células de colarinho" porque têm um flagelo rodeado por uma coroa de cílios, revestem o esponjocele e funcionam como uma espécie de sistema digestivo e sistema respiratório combinados, uma vez que os flagelos criam uma corrente que renova a água que as cobre, da qual elas retiram o oxigênio e as partículas de alimento. São muito semelhantes aos protistas coanoflagelados. São cobertos por microvilosidades.

    Porócitos, que são as células tubulares que revestem os poros da parede e podem contrair-se, formando uma espécie de tecido muscular.

    Archaeócitos (Amebócitos) que se deslocam no
    mesênquima, realizando muitas das funções vitais do animal, como a digestão das partículas de alimento, o transporte de nutrientes e a produção de gâmetas. São células totipotentes, que podem se transformar em esclerócitos, espongiócitos ou colenócitos.

    Esclerócitos (Amebócitos), que são as células responsáveis pela secreção das espículas de calcáreo ou sílica, que residem na mesogléia.

    Espongócitos (Amebócitos), que são as células responsáveis pela secreção da espongina (fibras semelhantes ao colágeno), que formam o "esqueleto" do animal.

    Miócitos são pinacócitos modificados, que controlam o tamanho do ósculo, a abertura dos poros e, conseqüentemente, o fluxo de água dentro da esponja.
    As espículas são espinhos de carbonato de cálcio ou sílica, que são usadas para estrutura e defesa.
    A mesogléia é uma matriz extracelular onde as células se estruturam.

    adriele emanuele 2m1

    ResponderExcluir