domingo, 24 de julho de 2011

angiospermas



HISTOLOGIA E ANATOMIA DAS ANGIOSPERMAS
As plantas em desenvolvimento. Vários fatores concorrem para a germinação, dentre eles a entrada de água na semente por um processo físico denominado embebição. Isso promove o aumento de volume da semente e o rompimento de seu tegumento. O embrião cresce , e a primeira parte do seu corpo que emerge é a radicula(raiz embrionária) que dará origem á raiz primária. A seguir emerge o caulículo (caule embrionário) e as folhas embrionárias.
No milho e em outras monocotiledôneas o ápice do caulículo é protegido por uma bainha celular denominada coleóptico. No feijão e em outras dicotiledôneas não há coleópticos.
Na medida em que a planta vai se desenvolvendo, ela começa a consumir as reservas contidas na semente, ao mesmo tempo em que novas folhas vão surgindo e começam a realizar a fotossíntese.
A planta jovem com suas raizes absorvendo água e sais minerais do solo e com suas folhas verdes sintetizando alimento, apresenta todos os tecidos e órgãos necessários para a sua sobrevivencia e crescimento..
A PLANTA EM DESENVOLVIMENTO
O  crescimento em comprimento da planta depende em parte da atividade dos meristemas apicais. Neles ascélulas são pequenas, não-especializadas e com paredes delgadas. A atividade mitótica é intensa propriciando aumento do número de células.
A zona meristemática na extremidade das raízes é protegida pela coifa, estrutura com aspécto de capuz e formado por células vivas. A seguir existe a zona lisa ou de alongamento,onde as células formadas na zona meristemática passam por um processo de alongamento, principal responsável pelo crescimento em comprimento da raiz.
Zona pilífera- onde estão os pelos absorventes, correspondendo a zona da raiz na qual ocorre a absorção de água e de nutrientes do meio.A partir do início da zona pilífera não se verifica mais o aumento de comprimento da raiz e observa-se a zona de ramificação onde surgem as raizes laterais.
No caule não há coifa e o meristema apical, chamado de gema apical, é muitas vezes protegido por folhas modificadas. No caule existe também as gemas laterais ou axilares que originam os ramos.
A região do caule de onde partem as folhas e as gemas axilares é denominada nó.Nós sucessivos são formados inicialmente muito próximos entre si, é o entrenó.
É devido ao alongamento das células dos entrenós que ocorre o crescimento em comprimento do caule chamado crescimento primário.Esse crescimento ocorre apenas nas porções apicais do caule.

sábado, 23 de julho de 2011

envoltórios celulares

<



as células apresentam um ambiente interno distinto do meio que a circunda. Tal capacidade é decorrente da presença da membrana celular que controla criteriosamente a entrada e saida de íons e de moléculas e permite o reconhecimento entre as células. Nas células eucarióticas a membrana também compartimentaliza o citoplasma originando as organelas.
OS ENVOLTÓRIOS :
-MEMBRANA PLASMÁTICA   :Presente em todas as células vivas, tem composição lipoprotéica ,duas camadas de fosfolipídios com proteínas essenciais(mosaico fluído)
-GLICOCÁLIX- revestimento externo da membrana plasmática,formado por glicolipídios e glicoproteínas,encontrado nas células animais e em alguns protozoários
-PAREDE CELULAR-localiza-se externamente á membrana plasmática, está relacionada principalmente á sustentação de células de plantas, algas, fungos e bactérias, Nas plantas e algas é composta essencialmente pelo polissacarídeo celulose
PERMEABILIDADE CELULAR:
-A membrana plasmática apresenta semipermeabilidade, controla a troca de substancia entre o meio extra e intracelular.
-Transporte passivo, é o deslocamento de substancia a favor do gradiente de concentração sem gasto de energia. O transporte ativo é feito contra o gradiente de concentração e por isso demanda gasto de energia.
- Difusão simples é a passagem de substancia através de uma membrana permeável a favor do gradiente de concentração, ou seja da região de maior concentração para o  de menor concentração.(é um transporte passivo) ex: trocas gasosas entre o sangue e o tevido
-Difusão facilitada , também ocorre a favor do gradiente de concentração(transporte passivo) mas depende da participação se proteínas transportadoras localizadas na membrana plasmática. ex: entrada de glicose na célula.
-Osmose,é um caso particular de difusão na qual apenas o solvente (água) se desloca através da membrana, uma vez que ela é impermeável ao soluto. ex: hemácias murcham quando colocadas em solução hipertônicas
-Bomba de sódio e potássio,mantém uma diferença de concentração entre o meio extra e intracelular com gasto de energia (transporte ativo)   também depende e transportadores protéicos da membrana plasmática.
-Fagocitose, é o englobament de moléculas grandes ou sólidas por meio da formação de pseudópodos,
- Pinocitose é a captura de moléculas menores ou líquidas por meio de invaginação da membrana.
-Exocitose. é o inverso da endocitose